Você já experimentou bolacha mil folhas? Essa é uma sobremesa típica da confeitaria francesa, que consiste em camadas de massa folhada intercaladas com creme de baunilha ou de chocolate. O nome vem do fato de que a massa folhada tem muitas camadas finas e quebradiças, que parecem mil folhas, é uma sobremesa fácil de fazer e que agrada a todos os paladares. Neste artigo, você vai aprender mais sobre o conceito, a relevância, a receita, a história e as dúvidas comuns sobre essa bolacha. Vamos lá?
O que é a bolacha mil folhas?
É uma sobremesa feita com massa folhada e creme. A massa folhada é uma massa leve e crocante, que é obtida pela sobreposição de várias camadas de massa e manteiga, que são dobradas e esticadas várias vezes. Ao assar, a massa folhada cresce e forma camadas separadas por ar, que dão a textura característica da bolacha mil folhas. O creme pode ser de baunilha ou de chocolate, e é usado para rechear as camadas de massa folhada, pode ter diferentes formatos e tamanhos, desde miniaturas individuais até bolos grandes. A cobertura pode ser de açúcar de confeiteiro, glacê ou chocolate.
Como fazer a bolacha mil folhas?
Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 1 pacote de massa folhada pronta (500 g)
- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de leite (use a mesma medida do leite condensado)
- 4 gemas
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 200 g de chocolate meio amargo picado
- 1 caixinha de creme de leite (200 g)
O modo de preparo é o seguinte:
- Abra a massa folhada conforme as instruções da embalagem e corte em retângulos do mesmo tamanho. Coloque-os em uma assadeira untada e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até que estejam dourados e crocantes. Deixe esfriar.
- Em uma panela, misture o leite condensado, o leite, as gemas e o amido de milho. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire do fogo e adicione a essência de baunilha. Reserve.
- Em uma tigela, coloque o chocolate picado e leve ao micro-ondas por cerca de 1 minuto, ou até que derreta. Junte o creme de leite e misture bem. Reserve.
- Para montar a bolacha mil folhas, coloque uma camada de massa folhada em um prato, cubra com metade do creme de baunilha, coloque outra camada de massa folhada, cubra com o restante do creme de baunilha, coloque a última camada de massa folhada e espalhe o creme de chocolate por cima. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.
Qual é a origem da bolacha mil folhas?
A origem é incerta, mas há algumas hipóteses sobre a sua história. Uma delas é que a bolacha mil folhas foi criada na França, no século XVII, pelo chef François Pierre de La Varenne, que publicou a primeira receita em seu livro “Le Cuisinier François” (“O Cozinheiro Francês”). A receita original era feita com massa folhada e geleia de frutas.
Outra hipótese é que a bolacha foi inspirada em um doce árabe chamado “baklava”, que também é feito com camadas de massa folhada e recheio doce. Uma terceira hipótese é que a bolacha mil folhas foi inventada na Itália, no século XVI, pelo chef Antonio Martino, que trabalhava para a corte de Catarina de Médici. Ele teria levado a receita para a França, quando Catarina se casou com o rei Henrique II.
Quais são outras receitas com bolacha?
A bolacha é muito versátil e pode ser usada em outras receitas, como tortas, pavês, pudins e mousses. Aqui estão algumas sugestões de receitas com bolacha mil folhas:
- Torta de bolacha e morango: faça um creme com leite condensado, creme de leite, suco de limão e gelatina incolor. Em uma forma de fundo removível, faça camadas de bolacha umedecidas em leite e creme. Leve à geladeira por algumas horas e decore com morangos picados. [veja aqui]
- Pavê de bolacha e doce de leite: faça um creme com leite, gemas, amido de milho e essência de baunilha. Em um refratário, faça camadas de bolacha e doce de leite. Cubra com o creme e leve à geladeira por algumas horas. Decore com raspas de chocolate. [veja aqui]
- Pudim de bolacha e chocolate: bata no liquidificador leite, leite condensado, ovos e chocolate em pó. Em uma forma de pudim caramelizada, coloque pedaços de bolacha e despeje a mistura do liquidificador. Leve ao forno em banho-maria por cerca de 40 minutos. Deixe esfriar e desenforme. [veja aqui]
Quais são as dúvidas comuns sobre a bolacha mil folhas?
Algumas dúvidas que as pessoas podem ter sobre a bolacha mil folhas são:
- A bolacha mil folhas é o mesmo que massa folhada? Não, a bolacha mil folhas é uma sobremesa feita com massa folhada, mas não é a mesma coisa. A massa folhada é uma massa que pode ser usada em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas, como croissants, empadas, pastéis e tortas.
- A bolacha mil folhas pode ser feita com massa caseira? Sim, a bolacha mil folhas pode ser feita com massa folhada caseira, mas é um processo mais trabalhoso e demorado. A massa folhada caseira requer muita paciência e técnica, pois é preciso sovar, dobrar e esticar a massa várias vezes, alternando com camadas de manteiga, para obter as camadas finas e crocantes.
- A bolacha mil folhas pode ser feita sem creme? Sim, a bolacha mil folhas pode ser feita sem creme, mas perde um pouco do seu sabor e da sua umidade. O creme é um dos elementos que dão contraste e equilíbrio à bolacha mil folhas, pois suaviza a crocância da massa folhada e adiciona doçura e cremosidade. No entanto, é possível fazer a bolacha mil folhas apenas com massa folhada e cobertura de açúcar ou chocolate, se preferir.
Conclusão
A bolacha mil folhas é uma sobremesa deliciosa, fácil e tradicional, que pode ser feita em casa com massa folhada pronta e creme de baunilha ou de chocolate. A bolacha mil folhas tem uma textura crocante e delicada, e pode ser servida em ocasiões especiais ou no dia a dia. A bolacha mil folhas tem uma origem incerta, mas é muito popular na confeitaria francesa, onde é chamada de mille-feuille.
Espero que você tenha gostado deste artigo sobre bolacha mil folhas. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, por favor, deixe abaixo.