Continua após a publicidade..

Pavê de paçoca: uma receita deliciosa e fácil de fazer

Você está procurando uma sobremesa simples, rápida e saborosa para surpreender a sua família e os seus amigos? Então você vai adorar esta receita de pavê de paçoca, que é uma camada de biscoitos maisena, uma camada de creme de leite condensado e uma camada de paçoca esfarelada, cobertos com chantilly e mais paçoca. O pavê de paçoca é uma receita que agrada a todos os paladares, pois tem uma textura cremosa, uma cor bonita e um sabor doce e marcante. Neste artigo, você vai aprender como fazer o pavê de paçoca, conhecer um pouco da sua história e descobrir outras receitas que usam a paçoca como ingrediente principal. Ficou com vontade? Então continue lendo!

Continua após a publicidade..

O que é o pavê de paçoca?

O pavê de paçoca é uma receita que leva basicamente biscoitos maisena, leite condensado, creme de leite, paçoca e chantilly. O biscoito maisena é um biscoito doce e crocante, que pode ser encontrado em qualquer supermercado. O leite condensado é um produto lácteo, que é obtido pela evaporação do leite e pela adição de açúcar. O creme de leite é um produto lácteo, que é obtido pela separação da gordura do leite. A paçoca é um doce típico da culinária brasileira, que é feito com amendoim torrado e moído, açúcar e sal. O chantilly é um creme batido com açúcar e baunilha, que tem uma textura leve e aerada.

O pavê de paçoca é montado em uma travessa, alternando as camadas de biscoito, creme e paçoca, e finalizando com o chantilly e mais paçoca. O pavê de paçoca deve ser levado à geladeira por algumas horas, para que os sabores se misturem e a sobremesa fique gelada e firme. O pavê de paçoca tem uma aparência apetitosa e um sabor doce e marcante.

Continua após a publicidade..

Como fazer o pavê de paçoca?

Para fazer o pavê de paçoca, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 pacote de biscoito maisena (200 g)
  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • 2 latas de creme de leite (300 g cada)
  • 20 unidades de paçoca (500 g)
  • 2 xícaras de chantilly pronto ou caseiro
  • Leite para umedecer os biscoitos

O modo de preparo é o seguinte:

Continua após a publicidade..
  • Em uma panela, misture o leite condensado e uma lata de creme de leite. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo e reserve.
  • Em uma tigela, esfarele 15 unidades de paçoca, reservando 5 para decorar. Reserve.
  • Em uma travessa, faça uma camada de biscoitos maisena, umedecendo-os levemente com leite. Por cima, espalhe metade do creme de leite condensado. Por cima do creme, distribua metade da paçoca esfarelada. Repita as camadas, terminando com a paçoca esfarelada.
  • Cubra o pavê com o chantilly, alisando com uma espátula. Decore com as paçocas inteiras ou esfareladas. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até ficar gelado e firme. Seu pavê de paçoca está pronto para ser servido!

A origem do pavê de paçoca

O pavê é uma sobremesa de origem francesa, que significa “pavimento” ou “calçada”, em referência às camadas que compõem o doce. O pavê tradicional é feito com biscoitos tipo savoiardi, embebidos em licor ou café, e creme de confeiteiro ou chantilly, e pode ser aromatizado com baunilha, chocolate, frutas, etc. O pavê é uma sobremesa muito popular na França, especialmente nas festas de Natal e Ano Novo.

O pavê de paçoca é uma variação brasileira do pavê francês, que surgiu como uma forma de aproveitar a paçoca, que é um doce típico da culinária brasileira, especialmente nas festas juninas. A paçoca é um doce que tem origem indígena, e que era feito com farinha de mandioca e carne seca. Com a chegada dos portugueses, a paçoca passou a ser feita com amendoim, açúcar e sal, e ganhou o formato de rolha ou de bola.

O pavê de paçoca é uma sobremesa que se adapta ao clima e ao paladar dos brasileiros, pois é gelada, doce e marcante. Ele é servido em diversas ocasiões, como aniversários, almoços de família, encontros de amigos, etc. Ele também é apreciado em outros países, como Portugal, Espanha, Itália e Argentina, onde recebe outros nomes e variações.

Outras receitas com paçoca

Se você gostou da receita de pavê de paçoca, saiba que existem outras receitas que usam a paçoca como ingrediente principal. Veja algumas sugestões:

  • Brigadeiro de paçoca: uma receita de origem brasileira, que leva leite condensado, manteiga, paçoca e chocolate granulado. Ele é cozido em fogo baixo, até soltar do fundo da panela. Depois, ele é enrolado em bolinhas e passado no chocolate granulado.
  • Bolo de paçoca: uma receita de origem brasileira, que leva farinha de trigo, açúcar, ovos, óleo, leite, fermento, paçoca e doce de leite. Ele é assado em forno médio, e depois recheado e coberto com doce de leite e paçoca esfarelada.
  • Pudim de paçoca: uma receita de origem brasileira, que leva leite, leite condensado, ovos, paçoca e açúcar. Ele é batido no liquidificador, colocado em uma forma caramelizada e cozido em banho-maria. Depois, ele é desenformado e servido gelado, com paçoca esfarelada por cima.

Dúvidas comuns sobre o pavê de paçoca

Você ainda tem alguma dúvida sobre o pavê de paçoca? Veja algumas perguntas e respostas frequentes sobre o tema:

  • Posso usar outro tipo de biscoito? Sim, você pode usar outro tipo de biscoito, como maizena, maria, amanteigado, etc. Porém, o resultado pode variar em termos de textura, sabor e umidade. Você pode fazer testes e ajustes até encontrar a sua preferência.
  • Posso usar outro tipo de doce? Sim, você pode usar outro tipo de doce, como doce de leite, brigadeiro, beijinho, etc. Basta substituir a paçoca pelo doce escolhido, e ajustar a quantidade de açúcar e de creme de leite de acordo com o seu gosto.

Conclusão

O pavê de paçoca é uma receita deliciosa e fácil de fazer, que leva biscoitos maisena, creme de leite condensado, paçoca e chantilly. Ele é montado em camadas, e levado à geladeira até ficar gelado e firme. O pavê de paçoca é uma sobremesa que agrada a todos os paladares, pois tem uma textura cremosa, uma cor bonita e um sabor doce e marcante.

O pavê de paçoca é uma variação brasileira do pavê francês, que surgiu como uma forma de aproveitar a paçoca, que é um doce típico da culinária brasileira, especialmente nas festas juninas. O pavê de paçoca é uma sobremesa que se adapta ao clima e ao paladar dos brasileiros, e que pode ser servida em diversas ocasiões. Espero que você tenha gostado deste artigo sobre o pavê de paçoca. Se você tiver alguma sugestão, crítica ou elogio, deixe um comentário abaixo. Eu adoraria saber a sua opinião. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Deixe um comentário