Continua após a publicidade..

Papo de anjo: uma receita doce e celestial

Você já provou o papo de anjo? Esse é um doce típico da culinária portuguesa, que consiste em pequenas tortinhas de ovos, banhadas em calda de açúcar e aromatizadas com limão ou laranja. O papo de anjo tem uma textura macia e úmida, e um sabor delicado e refrescante. Ele é ideal para servir como sobremesa ou lanche, acompanhado de um café ou um chá. Neste artigo, você vai aprender como fazer o papo de anjo, conhecer um pouco da sua história e descobrir outras receitas que usam ovos como ingrediente principal. Ficou com água na boca? Então continue lendo!

Continua após a publicidade..

O que é o papo de anjo?

O papo de anjo é uma receita que leva basicamente ovos, açúcar e água. As gemas são batidas até ficarem claras e fofas, e depois são colocadas em forminhas untadas e enfarinhadas. As tortinhas são assadas em forno baixo até ficarem douradas e firmes. Em seguida, elas são desenformadas e mergulhadas em uma calda de açúcar e água, aromatizada com casca de limão ou de laranja. O papo de anjo tem uma aparência dourada e brilhante, e um sabor suave e adocicado.

Como fazer o papo de anjo?

Para fazer o papo de anjo, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Continua após a publicidade..
  • 12 gemas
  • 2 xícaras de açúcar
  • 1 xícara de água
  • Casca de 1 limão ou de 1 laranja

O modo de preparo é o seguinte:

  • Preaqueça o forno a 160°C. Unte e enfarinhe 12 forminhas de empada ou de muffin.
  • Em uma tigela, bata as gemas com um fouet ou uma batedeira até ficarem claras e fofas, por cerca de 10 minutos.
  • Coloque uma colher de sopa da mistura de gemas em cada forminha, sem encher muito. Leve ao forno por cerca de 20 minutos, ou até ficarem douradas e firmes.
  • Em uma panela, leve ao fogo médio o açúcar, a água e a casca de limão ou de laranja. Deixe ferver até formar uma calda rala, por cerca de 15 minutos.
  • Retire as tortinhas do forno e deixe esfriar um pouco antes de desenformar. Coloque-as em uma travessa e regue com a calda quente. Deixe descansar por algumas horas, para que as tortinhas absorvam a calda. Seu papo de anjo está pronto para ser servido!

A origem do papo de anjo

O papo de anjo é um doce que surgiu em Portugal, no século XV, nas cozinhas dos conventos. Ele era feito pelas freiras, que usavam as gemas que sobravam da produção de hóstias, que levavam apenas as claras. As freiras criaram diversas receitas de doces com as gemas, como o quindim, o pudim de ovos, o toucinho do céu, etc. O papo de anjo era um dos mais populares, pois era fácil de fazer e tinha um sabor delicado e refrescante.

Continua após a publicidade..

O nome do doce vem da sua aparência e da sua origem religiosa. O papo de anjo seria uma alusão à garganta dos anjos, que seria macia e doce como o doce. O papo de anjo também seria uma forma de homenagear os anjos, que seriam os protetores e mensageiros de Deus.

O papo de anjo se espalhou por outros países, como o Brasil, onde chegou com os colonizadores portugueses. Ele se tornou um doce típico da culinária brasileira, especialmente nas regiões Nordeste e Sul, onde é chamado de quindão ou quindim de forno. Ele também é apreciado em outros países, como a Espanha, a França, a Itália e o México, onde recebe outros nomes e variações.

Outras receitas com ovos

Se você gostou da receita de papo de anjo, saiba que existem outras receitas que usam ovos como ingrediente principal. Veja algumas sugestões:

  • Omelete: uma receita de origem francesa, que leva ovos batidos, sal, pimenta e recheios variados, como queijo, presunto, tomate, cebola, etc. [veja aqui]
  • Pudim de leite: uma receita de origem portuguesa, que leva leite, ovos, açúcar e baunilha. Ele é cozido em banho-maria, em uma forma caramelizada, e depois desenformado e servido gelado. [veja aqui]
  • Bolo de cenoura: uma receita de origem americana, que leva cenoura ralada, ovos, óleo, açúcar, farinha, fermento e canela. Ele é assado em forno médio, e depois coberto com uma calda de chocolate. [veja aqui]

Dúvidas comuns sobre o papo de anjo

Você ainda tem alguma dúvida sobre o papo de anjo? Veja algumas perguntas e respostas frequentes sobre o tema:

  • Posso usar outro tipo de fruta para aromatizar a calda? Sim, você pode usar outro tipo de fruta, como maracujá, morango, abacaxi, etc. Basta substituir a casca de limão ou de laranja pela polpa ou pelo suco da fruta escolhida, e ajustar a quantidade de açúcar e de água de acordo com o seu gosto.
  • Posso usar outro tipo de forma para assar as tortinhas? Sim, você pode usar outro tipo de forma, como de cupcake, de empadinha, de mini quiche, etc. O importante é que a forma seja pequena e que tenha um furo no meio, para que as tortinhas fiquem com o formato característico do papo de anjo.
  • Posso fazer o papo de anjo na panela de pressão? Sim, você pode fazer o papo de anjo na panela de pressão, seguindo o mesmo modo de preparo da receita, mas com algumas adaptações. Você deve colocar as forminhas com a massa dentro da panela de pressão, sem água, e tampar. Leve ao fogo alto até pegar pressão, e depois abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente. Depois, é só desenformar e banhar na calda.

Conclusão

O papo de anjo é uma receita doce e celestial, que você pode fazer em casa com facilidade e rapidez. Você só precisa de ovos, açúcar e água, e de uma forma de empada ou de muffin. Você pode aromatizar a calda com limão ou laranja, ou com a fruta que preferir. Experimente e se delicie!

Espero que você tenha gostado deste artigo sobre o papo de anjo. Se você tiver alguma sugestão, crítica ou elogio, deixe um comentário abaixo. Eu adoraria saber a sua opinião. Obrigado pela leitura e até a próxima!

Deixe um comentário