Continua após a publicidade..

Pão segura marido: o que é e como fazer essa deliciosa receita

Você já ouviu falar do pão segura marido? Essa é uma receita típica da culinária brasileira, que leva ingredientes simples e baratos, mas que resulta em um pão macio, recheado e muito saboroso. O nome curioso vem da crença popular de que esse pão é capaz de agradar e manter o marido fiel à esposa. Será que é verdade? Neste artigo, vamos explicar o que é o pão segura marido, como fazer essa receita em casa, qual a sua origem e quais são as dúvidas mais comuns sobre esse tema. Acompanhe e aprenda!

Continua após a publicidade..

O que é o pão segura marido e qual a sua relevância

O pão segura marido é um tipo de pão caseiro, feito com farinha de trigo, leite, ovos, fermento, açúcar e sal. A massa é sovada até ficar lisa e elástica, e depois é dividida em porções, que são recheadas com presunto, queijo, tomate e orégano. As porções são modeladas em formato de bola e colocadas em uma forma untada, deixando um espaço entre elas. O pão é pincelado com gema de ovo e polvilhado com queijo ralado, e então é levado ao forno pré-aquecido até dourar.

O pão segura marido é uma receita muito relevante para a cultura gastronômica brasileira, pois representa a criatividade e a diversidade dos sabores regionais. Além disso, é uma receita econômica e fácil de fazer, que pode ser servida em diversas ocasiões, como café da manhã, lanche da tarde ou jantar. O pão segura marido também é uma forma de demonstrar carinho e afeto pela família, pois é um alimento caseiro, nutritivo e delicioso.

Continua após a publicidade..

Como fazer o pão segura marido em casa

Para fazer o pão segura marido em casa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de farinha de trigo
  • 2 xícaras de leite morno
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de fermento biológico seco
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 100 g de manteiga
  • 300 g de presunto picado
  • 300 g de queijo muçarela ralado
  • 2 tomates picados
  • Orégano a gosto
  • 1 gema de ovo para pincelar
  • Queijo parmesão ralado para polvilhar

O modo de preparo é o seguinte:

  • Em uma tigela grande, misture o fermento, o açúcar e uma xícara de farinha de trigo. Adicione o leite morno e mexa bem. Deixe descansar por 15 minutos, ou até formar bolhas na superfície.
  • Acrescente os ovos, o sal, a manteiga e o restante da farinha de trigo, aos poucos, sovando a massa até que ela fique lisa e solte das mãos. Se necessário, adicione mais farinha de trigo.
  • Coloque a massa em uma tigela untada com óleo e cubra com um pano. Deixe crescer em um lugar aquecido por cerca de uma hora, ou até dobrar de volume.
  • Em uma tigela, misture o presunto, o queijo, o tomate e o orégano. Reserve.
  • Divida a massa em 20 porções iguais e abra cada uma delas com um rolo, formando um disco. Coloque uma colher de sopa do recheio no centro do disco e feche as bordas, formando uma bola. Repita o processo com as demais porções.
  • Coloque as bolas de massa em uma forma untada com óleo, deixando um espaço entre elas. Pincele com a gema de ovo e polvilhe com o queijo parmesão ralado. Deixe crescer por mais 15 minutos.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos, ou até que o pão esteja dourado e assado.
  • Retire do forno e sirva quente ou frio.

A origem do pão segura marido

Não se sabe ao certo qual é a origem do pão segura marido, mas existem algumas hipóteses. Uma delas é de que essa receita foi criada por uma mulher que queria agradar o seu marido, que era muito exigente e infiel. Ela teria feito um pão recheado com os ingredientes que ele mais gostava, e o resultado teria sido tão bom que ele teria se apaixonado novamente por ela e abandonado as suas aventuras.

Outra hipótese é de que essa receita tenha surgido em uma padaria, onde uma funcionária teria inventado um pão recheado para aproveitar as sobras de presunto e queijo. O pão teria feito tanto sucesso entre os clientes, que eles teriam começado a chamá-lo de pão segura marido, por ser uma forma de agradar e fidelizar os seus parceiros.

Continua após a publicidade..

Independentemente da sua origem, o fato é que o pão segura marido é uma receita que conquista o paladar de muitas pessoas, e que pode ser uma ótima opção para variar o cardápio do dia a dia.

Mais 3 receitas usando o elemento principal do pão segura marido

O elemento principal do pão segura marido é a massa de pão, que pode ser usada para fazer outras receitas deliciosas. Veja algumas sugestões:

  • Pão de calabresa: para fazer essa receita, basta substituir o recheio de presunto e queijo por linguiça calabresa picada e refogada com cebola e alho. Você também pode adicionar queijo provolone ralado para dar mais sabor. Modele as bolas de massa, coloque em uma forma untada e leve ao forno até assar. Você pode encontrar a receita completa [aqui].
  • Pão de batata: para fazer essa receita, você vai precisar cozinhar e amassar 3 batatas médias e misturá-las com a massa de pão. O recheio pode ser de frango desfiado, catupiry, milho e ervilha. Modele as bolas de massa, coloque em uma forma untada e leve ao forno até assar. Você pode encontrar a receita completa [aqui].
  • [entre no nosso grupo totalmente gratuito com receitas novas todos os dias]
  • Pão de queijo: para fazer essa receita, você vai precisar de polvilho doce, polvilho azedo, leite, óleo, ovos, sal e queijo meia cura ralado. Misture os ingredientes até formar uma massa homogênea e modele as bolinhas. Coloque em uma forma untada e leve ao forno até assar. Você pode encontrar a receita completa [aqui].

Dúvidas comuns sobre o pão segura marido

Algumas das dúvidas mais comuns sobre o pão segura marido são:

  • O pão segura marido realmente funciona?: Não há nenhuma comprovação científica ou psicológica de que o pão segura marido tenha algum efeito sobre a fidelidade ou o amor do marido. O nome dessa receita é apenas uma brincadeira, que não deve ser levada a sério. O que realmente importa em um relacionamento é o respeito, a confiança, a comunicação e a cumplicidade entre o casal.
  • O pão segura marido pode ser congelado?: Sim, o pão segura marido pode ser congelado, tanto cru quanto assado. Para congelar o pão cru, basta modelar as bolas de massa, colocar em uma forma forrada com papel.
  • O pão segura marido pode ser feito com outros recheios?: Sim, o pão segura marido pode ser feito com outros recheios, de acordo com o seu gosto e criatividade. Você pode usar carne moída, frango, atum, legumes, bacon, linguiça, calabresa, salame, mortadela, salsicha, queijos variados, requeijão, catupiry, cream cheese, ricota, espinafre, cenoura, milho, ervilha, azeitona, palmito, cogumelo, tomate seco, manjericão, alho poró, cebola, alho, salsa, cebolinha, orégano, alecrim, tomilho, pimenta, sal, azeite, manteiga, margarina, maionese, mostarda, ketchup, molho de tomate, molho branco, molho bechamel, molho de queijo, molho de ervas, etc. Use a sua imaginação e faça o seu pão segura marido personalizado!

Conclusão

O pão segura marido é uma receita deliciosa, fácil e econômica, que pode ser feita em casa com ingredientes simples e que agrada a toda a família. Além de ser um ótimo acompanhamento para o café da manhã, o lanche da tarde ou o jantar, o pão segura marido também é uma forma de demonstrar amor e carinho pelas pessoas que você ama. Experimente fazer essa receita e surpreenda o seu marido, a sua esposa, os seus filhos, os seus amigos ou quem você quiser! Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre o pão segura marido.

Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, deixe a sua mensagem abaixo. Nós adoraríamos saber a sua opinião sobre esse tema. Obrigado pela sua atenção e até a próxima!

Deixe um comentário