Você já experimentou temperar seus pratos com ervas verdes frescas e aromáticas? Se não, você está perdendo uma oportunidade de dar mais sabor, cor e saúde à sua alimentação. Neste artigo, você vai aprender o que é o tempero caseiro de ervas verdes, como fazer a receita, a origem dessa iguaria, mais três receitas que usam esse ingrediente e as dúvidas mais comuns sobre o tema. Vamos lá?
O que é o tempero caseiro de ervas verdes e qual a sua importância?
O tempero caseiro de ervas verdes é uma mistura de ervas frescas picadas e sal, que pode ser usada para temperar carnes, aves, peixes, legumes, saladas e sopas. As ervas mais usadas são salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, alecrim, tomilho e orégano, mas você pode variar de acordo com o seu gosto e a disponibilidade.
O tempero caseiro de ervas verdes tem várias vantagens em relação aos temperos industrializados, como:
- É mais natural e saudável, pois não contém conservantes, corantes, aromatizantes e outros aditivos químicos que podem fazer mal à saúde.
- É mais econômico, pois você pode aproveitar as ervas que tem em casa ou cultivar as suas próprias em vasos ou canteiros.
- É mais saboroso, pois as ervas frescas têm um aroma e um gosto mais intensos e marcantes do que as secas ou desidratadas.
- É mais versátil, pois você pode combinar as ervas de acordo com o tipo de prato que vai preparar e criar sabores diferentes e personalizados.
Como fazer o tempero caseiro de ervas verdes?
Fazer o tempero caseiro de ervas verdes é muito fácil e rápido. Você só vai precisar de:
- 1 xícara de ervas frescas picadas (você pode usar uma ou mais ervas, como salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, alecrim, tomilho e orégano)
- 1/4 de xícara de sal
- 1/2 xícara de água
O modo de preparo é simples:
- Coloque as ervas, o sal e a água no liquidificador e bata até formar uma pasta homogênea.
- Transfira a pasta para um pote de vidro com tampa e guarde na geladeira por até 15 dias ou no freezer por até 3 meses.
- Use uma colher de chá do tempero para cada quilo de alimento que for cozinhar.
Pronto! Agora você tem um tempero caseiro de ervas verdes delicioso e saudável para usar nas suas receitas.
Qual a origem do tempero caseiro de ervas verdes?
O tempero caseiro de ervas verdes é uma tradição culinária que vem de vários países e culturas. As ervas são usadas como temperos desde a antiguidade, pois além de realçar o sabor dos alimentos, também têm propriedades medicinais e simbólicas.
Na Grécia antiga, as ervas eram consideradas sagradas e usadas em rituais religiosos, como oferendas aos deuses. Na Idade Média, as ervas eram cultivadas nos mosteiros e usadas para curar doenças e afastar maus espíritos. Na França, as ervas fazem parte da famosa mistura chamada de “fines herbes”, que leva salsinha, cebolinha, estragão e cerefólio, e é usada para temperar ovos, queijos, carnes e molhos. No Brasil, as ervas foram trazidas pelos colonizadores portugueses e pelos escravos africanos, e se adaptaram ao clima e ao solo do país, dando origem a pratos típicos como o vatapá, o caruru e a moqueca.
O tempero caseiro de ervas verdes é, portanto, uma herança cultural que valoriza a diversidade e a riqueza das ervas e dos seus benefícios para a gastronomia e para a saúde.
Mais 3 receitas que usam o tempero caseiro de ervas verdes
Se você gostou da ideia de fazer o seu próprio tempero caseiro de ervas verdes, que tal experimentar mais três receitas que usam esse ingrediente? Confira as sugestões abaixo:
- Frango assado com ervas: tempere um frango inteiro com o tempero caseiro de ervas verdes, suco de limão, alho picado, sal e pimenta. Coloque o frango em uma assadeira, regue com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 200°C por cerca de uma hora e meia, regando com o caldo que se forma na assadeira de vez em quando. Sirva com batatas assadas e salada verde.
- Arroz com ervas: cozinhe duas xícaras de arroz branco em quatro xícaras de água com uma colher de chá do tempero caseiro de ervas verdes e sal a gosto. Quando o arroz estiver cozido, acrescente duas colheres de sopa de manteiga e misture bem. Sirva com carne, peixe ou frango grelhado.
- Pão de ervas: em uma tigela, misture três xícaras de farinha de trigo, uma colher de sopa de fermento biológico seco, uma colher de chá de açúcar, uma colher de chá de sal e duas colheres de sopa do tempero caseiro de ervas verdes. Adicione uma xícara de água morna e duas colheres de sopa de óleo e sove a massa até ficar lisa e elástica. Coloque a massa em uma forma untada e deixe crescer por cerca de uma hora em um lugar aquecido. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva quente ou frio, com manteiga ou requeijão.
Dúvidas comuns sobre o tempero caseiro de ervas verdes
Você ainda tem alguma dúvida sobre o tempero caseiro de ervas verdes? Veja se alguma das perguntas abaixo responde à sua questão:
- Posso usar ervas secas ou desidratadas no lugar das frescas? R: Não é recomendado, pois as ervas secas ou desidratadas perdem muito do seu aroma e do seu sabor. Além disso, elas podem conter aditivos químicos que prejudicam a qualidade do tempero. Prefira sempre as ervas frescas, que são mais naturais e saudáveis.
- Quais são as melhores ervas para fazer o tempero caseiro de ervas verdes? R: Não há uma regra fixa, pois o gosto varia de pessoa para pessoa. Você pode usar as ervas que mais gosta ou que combinam melhor com o tipo de prato que vai preparar. Algumas sugestões são: salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, alecrim, tomilho e orégano. Mas você pode experimentar outras, como hortelã, sálvia, louro, cebola, alho e pimenta.
- Como conservar o tempero caseiro de ervas verdes? R: O tempero caseiro de ervas verdes pode ser guardado na geladeira por até 15 dias ou no freezer por até 3 meses. Para conservar melhor, coloque o tempero em um pote de vidro com tampa e cubra com uma camada de azeite. Isso vai evitar que o tempero resseque ou estrague. Na hora de usar, retire apenas a quantidade necessária e volte o pote para a geladeira ou para o freezer.
Conclusão
O tempero caseiro de ervas verdes é uma ótima opção para quem quer dar mais sabor, cor e saúde aos seus pratos. Com ele, você pode aproveitar os benefícios das ervas frescas e aromáticas, que são naturais, econômicas, saborosas e versáteis. Espero que tenha gostado da receita, escreva nos comentários o que achou