Você já ouviu falar do biscoito casquinha de seda? Esse é um biscoitinho super tradicional no interior do Brasil, que tem uma textura macia e delicada. Feito com amido de milho, açúcar, manteiga e outros ingredientes simples, esse biscoito é fácil de preparar e é perfeito para ser servido com café ou chá ou lanche. Neste artigo, você vai aprender mais sobre o conceito, a relevância, a receita, a história e as dúvidas comuns sobre esse biscoito. Vamos lá?
O que é o biscoito casquinha de seda?
O biscoito casquinha de seda é um tipo de biscoito de maisena, que leva esse nome por causa da sua casquinha fina e crocante que envolve um recheio macio e saboroso. O biscoito tem um formato redondo e achatado, e pode ser aromatizado com coco, baunilha, limão ou outros sabores. O biscoito casquinha de seda é muito popular no interior de Minas Gerais, Goiás, São Paulo e outros estados, onde é chamado de diferentes nomes, como biscoito de nata, biscoito de polvilho, biscoito de vento, biscoito de queijo e biscoito de leite condensado.
Como fazer o biscoito casquinha de seda?
A receita do biscoito casquinha de seda é muito simples e rápida. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Amido de milho até o ponto de enrolar (1 kg ou mais)
- 400 g de açúcar refinado (use menos se não gostar muito doce)
- 5 gemas
- 300 g de nata
- 1 colher de sopa bem cheia de manteiga ou margarina
- 50 g de coco ralado fino sem açúcar
- 1 colher de sopa de essência de coco
- 1 colher de sopa de fermento químico
O modo de preparo é o seguinte:
- Misture o açúcar, a nata e a manteiga até obter uma mistura homogênea.
- Acrescente as gemas e mexa bem.
- Adicione o coco ralado, o fermento e a essência e misture novamente.
- Vá acrescentando o amido de milho aos poucos, até obter uma massa firme e que não grude nas mãos. Se for usar uma máquina de biscoito, a massa deve ser mais firme. Se for modelar à mão, a massa deve ser mais macia.
- Faça bolinhas com a massa e achate-as levemente. Coloque-as em uma assadeira untada e enfarinhada, deixando um espaço entre elas.
- Asse em forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até que as bordas estejam douradas.
- Deixe os biscoitos esfriarem na assadeira e depois guarde-os em um recipiente fechado.
Qual é a origem do biscoito casquinha de seda?
A origem do biscoito casquinha de seda é incerta, mas há algumas hipóteses sobre a sua história. Uma delas é que o biscoito foi criado pelos monges dos antigos mosteiros europeus, que usavam o amido de milho como um substituto da farinha de trigo, que era mais cara e escassa. Os monges criavam iguarias com o amido de milho, como o biscoito casquinha de seda, que era servido aos convidados ilustres.
Outra hipótese é que o biscoito foi trazido pelos imigrantes italianos que vieram para o Brasil no século XIX, e que adaptaram a receita com os ingredientes locais, como a nata e o coco. Uma terceira hipótese é que o biscoito foi inventado pelas cozinheiras do interior do Brasil, que aproveitavam o amido de milho que sobrava da fabricação do queijo, e que faziam o biscoito para acompanhar o café da tarde.
Quais são outras receitas com biscoito?
O biscoito casquinha de seda é muito versátil e pode ser usado em outras receitas, como sobremesas, tortas, pavês e bolos. Aqui estão algumas sugestões de receitas com biscoito casquinha de seda:
- Pavê de biscoito e chocolate: faça um creme com leite condensado, creme de leite, chocolate em pó e manteiga. Em um refratário, faça camadas de biscoito casquinha de seda umedecidos em leite e creme de chocolate. Leve à geladeira por algumas horas e decore com raspas de chocolate. [veja aqui]
- Torta de biscoito: triture os biscoitos casquinha de seda no liquidificador e misture com manteiga derretida. Forre uma forma de fundo removível com essa massa e leve ao forno por 10 minutos. Faça um recheio com leite condensado, creme de leite e suco de limão. Despeje sobre a massa e leve à geladeira por 4 horas. Decore com raspas de limão e chantilly. [veja aqui]
- Bolo de biscoito: faça um bolo branco com farinha de trigo, açúcar, ovos, leite, manteiga, fermento e essência de baunilha. Asse em uma forma retangular e deixe esfriar. Corte o bolo em quadrados e passe-os no leite de coco misturado com leite condensado. Empane-os no coco ralado e coloque um biscoito casquinha de seda em cima de cada um. Sirva gelado ou em temperatura ambiente. [veja aqui]
Quais são as dúvidas comuns sobre o biscoito casquinha de seda?
Algumas dúvidas que as pessoas podem ter sobre o biscoito casquinha de seda são:
- O biscoito casquinha de seda é o mesmo que biscoito de maisena? Não, o biscoito casquinha de seda é um tipo de biscoito de maisena, mas tem uma receita diferente, que leva nata, coco e fermento. O biscoito de maisena tradicional leva apenas amido de milho, açúcar e manteiga.
- O biscoito casquinha de seda pode ser feito sem nata? Sim, a nata pode ser substituída por creme de leite, iogurte ou leite azedo. O importante é que o ingrediente seja ácido, para reagir com o fermento e dar leveza ao biscoito.
- O biscoito casquinha de seda pode ser feito sem glúten? Sim, o biscoito casquinha de seda é naturalmente sem glúten, pois leva apenas amido de milho como farinha. No entanto, é preciso verificar se os outros ingredientes não contêm glúten, como o fermento, o coco e a essência.
Conclusão
O biscoito casquinha de seda é uma receita deliciosa, fácil e tradicional, que pode ser feita em casa com ingredientes simples. O biscoito tem uma textura macia e delicada, e pode ser servido com café ou chá, ou usado em outras receitas, como sobremesas, tortas, pavês e bolos. O biscoito casquinha de seda tem uma origem incerta, mas é muito popular no interior do Brasil, onde é chamado de diferentes nomes. O biscoito casquinha de seda é uma ótima opção para quem gosta de biscoitos caseiros e saborosos.
Espero que você tenha gostado deste artigo sobre biscoito casquinha de seda. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, por favor, deixe abaixo. Eu ficarei feliz em saber a sua opinião.