Você já experimentou bife à rolê? Essa é uma receita clássica da culinária brasileira, que consiste em bifes enrolados com bacon, cenoura, pimentão e cebola, cozidos em um molho saboroso. É uma ótima opção para variar o cardápio do dia a dia ou para servir em ocasiões especiais. Neste artigo, vamos te ensinar como fazer bife à rolê de forma simples e prática, além de contar um pouco da história desse prato e indicar outras receitas com carne que você pode gostar. Confira!
O que é bife à rolê?
Bife à rolê é um prato típico da cozinha brasileira, que consiste em bifes finos de carne bovina recheados com bacon, cenoura, pimentão e cebola, enrolados e presos com palitos de dente. Os bifes são fritos e depois cozidos em um molho à base de tomate, cebola, alho e temperos. O resultado é uma carne macia, suculenta e aromática, que pode ser acompanhada de arroz, feijão, salada, purê de batatas ou farofa.
Como fazer bife à rolê?
Para fazer bife à rolê, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 8 bifes de coxão mole, alcatra ou contrafilé
- 8 fatias de bacon
- 1 cenoura cortada em palitos
- 1 pimentão verde cortado em tiras
- 1 cebola cortada em rodelas
- Sal, pimenta-do-reino, alho e cebola granulados a gosto
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 6 dentes de alho picados
- 2 cebolas picadas
- 1 xícara (chá) de molho de tomate
- 1 lata de cerveja clara
- Salsa picada para polvilhar
O modo de preparo é o seguinte:
- Tempere os bifes com sal, pimenta, alho e cebola granulados a gosto e deixe descansar por meia hora para pegar o sabor.
- Abra os bifes e coloque uma fatia de bacon, um palito de cenoura, uma tira de pimentão e uma rodela de cebola em cada um. Enrole os bifes e prenda com palitos de dente para não abrir.
- Em uma panela de pressão, aqueça o óleo em fogo médio e frite os bifes de todos os lados, até dourarem. Retire os bifes e reserve.
- Na mesma panela, refogue o alho e a cebola picados por alguns minutos, até ficarem macios. Adicione o molho de tomate, a cerveja e misture bem, raspando o fundo da panela para soltar os queimadinhos.
- Volte os bifes para a panela, tampe e cozinhe em fogo alto por 30 minutos, após pegar pressão. Desligue o fogo e espere a pressão sair antes de abrir a panela.
- Transfira os bifes para uma travessa, regue com o molho e polvilhe com salsa picada. Sirva em seguida ou guarde na geladeira por até 3 dias.
A origem do bife à rolê
A origem do bife à rolê é incerta, mas há algumas hipóteses sobre sua origem. Uma delas é que o prato teria sido inspirado na braciola italiana, que também é uma carne enrolada com recheio, mas que leva queijo, presunto, ervas e pão ralado. Outra possibilidade é que o bife à rolê seja uma adaptação do rouladen alemão, que é um rolo de carne recheado com mostarda, bacon, cebola e pepino em conserva. De qualquer forma, o bife à rolê é uma receita que se popularizou no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, e que ganhou diferentes variações de recheio e molho, de acordo com o gosto e a disponibilidade de cada um.
Outras receitas com carne
Se você gostou da receita de bife à rolê, confira outras receitas com carne que você pode fazer em casa:
- Carne de panela com batata: uma receita simples e deliciosa, que leva carne bovina, batata, cebola, alho, molho de tomate e cerveja. É uma ótima opção para o almoço ou jantar, que fica pronta em 45 minutos. Veja a receita completa aqui.
- Massa de carne guisada: uma receita portuguesa, que combina massa, carne de vaca, tomate, cebola, alho, louro, linguiça e vinho tinto. É uma refeição completa, saborosa e reconfortante, que serve até 3 pessoas. Veja a receita completa aqui.
- Almôndegas fit: uma receita saudável e fácil, que leva carne moída, aveia, ovo, cebola, alho, salsa, sal e pimenta. As almôndegas são assadas no forno e podem ser servidas com molho de tomate, salada ou arroz integral. Veja a receita completa aqui.
Dúvidas comuns sobre o bife à rolê
- Como deixar o bife à rolê mais macio? Para deixar o bife à rolê mais macio, escolha uma carne de boa qualidade, como coxão mole, alcatra ou contrafilé. Bata os bifes com um martelo ou passe na máquina para afinar e amaciar. Tempere os bifes com antecedência e deixe descansar por meia hora. Frite os bifes rapidamente em fogo alto, para selar a carne e evitar que perca o suco. Cozinhe os bifes em panela de pressão, com bastante líquido, por cerca de 30 minutos, até ficarem macios.
- Posso congelar o bife à rolê? Sim, você pode congelar o bife à rolê já pronto, com o molho, por até 3 meses. Para isso, espere o bife esfriar completamente, coloque em um recipiente com tampa ou em sacos plásticos, retirando o ar, e leve ao freezer. Para descongelar, deixe na geladeira de um dia para o outro ou aqueça em uma panela em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até ficar quente.
- Quais são os melhores acompanhamentos para o bife à rolê? O bife à rolê combina com vários acompanhamentos, como arroz, feijão, salada, purê de batatas, farofa, macarrão, polenta, legumes cozidos ou assados, entre outros. Você pode escolher o que mais gostar ou variar de acordo com o dia.
Conclusão
O bife à rolê é uma receita tradicional e deliciosa, que leva bifes enrolados com bacon, cenoura, pimentão e cebola, cozidos em um molho saboroso. É uma ótima opção para variar o cardápio do dia a dia ou para servir em ocasiões especiais. Neste artigo, ensinamos como fazer bife à rolê de forma simples e prática, além de contar um pouco da história desse prato e indicar outras receitas com carne que você pode gostar. Esperamos que você tenha gostado e que se anime a fazer essa receita em casa. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, deixe abaixo. E não se esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos e familiares. Bom apetite!