Continua após a publicidade..

Molho de tomate caseiro: uma receita prática e deliciosa em 05 passos

Você gosta de molho de tomate caseiro ? Esse é um dos ingredientes mais versáteis e saborosos da culinária, que pode ser usado em diversos pratos, como massas, pizzas, carnes, sopas, saladas e muito mais, é rico em licopeno, um antioxidante que ajuda a prevenir o câncer e proteger a pele. Além disso, o molho de tomate é fácil de fazer em casa, com ingredientes simples e naturais, sem conservantes ou aditivos químicos. Neste artigo, vamos te contar o que é, como fazer, qual a sua origem e mais algumas dicas e curiosidades sobre essa receita. Confira!

Continua após a publicidade..

O que é o molho de tomate caseiro?

É uma receita que consiste em cozinhar tomates frescos ou enlatados, com temperos como cebola, alho, sal, pimenta, orégano, manjericão e outros a gosto, pode ser feito de forma simples, apenas com tomates e sal, ou mais elaborada, com outros ingredientes como cenoura, salsão, vinho, açúcar, extrato de tomate e outro, pode ser usado em diversas receitas, como macarrão ao sugo, lasanha, parmegiana, estrogonofe, almôndegas, cachorro-quente e outros.

Como fazer o molho de tomate caseiro?

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 kg de tomates maduros
  • 1 cebola picada
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Folhas de manjericão a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  • Lave bem os tomates e corte em quatro partes. Se preferir, retire as sementes e a pele.
  • Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem macios e dourados.
  • Adicione os tomates e tempere com sal e pimenta. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, por cerca de 40 minutos ou até os tomates se desmancharem.
  • Desligue o fogo e acrescente as folhas de manjericão. Se quiser, bata o molho no liquidificador ou no mixer para ficar mais homogêneo. Se preferir, deixe o molho com pedaços de tomate.
  • Use o molho de tomate caseiro na sua receita favorita ou guarde em potes de vidro esterilizados na geladeira por até uma semana ou no freezer por até três meses.

Qual a origem do molho de tomate caseiro?

A origem está relacionada à origem do próprio tomate, que é uma fruta originária da América do Sul, mais especificamente do Peru. Os tomates foram levados para a Europa pelos conquistadores espanhóis no século XVI, mas demoraram a ser aceitos como alimento, pois eram considerados venenosos ou afrodisíacos. Somente no século XVIII, os tomates começaram a ser usados na culinária, principalmente na Itália, onde se adaptaram bem ao clima e ao solo. Foi na Itália que surgiu a primeira receita de molho de tomate, no livro L’Apicio Moderno, do chef Francesco Leonardi, em 1790. Desde então, o molho de tomate se espalhou pelo mundo e ganhou diversas variações e adaptações.

Continua após a publicidade..

Mais 3 receitas com molho de tomate caseiro

Se você gostou, que tal experimentar outras receitas com esse ingrediente? Veja a seguir mais 3 sugestões que vão te surpreender:

  • Pizza de frigideira com molho de tomate caseiro: essa é uma receita rápida e fácil de fazer, que leva uma massa de frigideira e um recheio de queijo, presunto e molho de tomate caseiro. Fica uma delícia para um lanche ou uma refeição leve. Veja a receita completa aqui.
  • Frango à parmegiana com molho de tomate caseiro: essa é uma receita clássica e saborosa, que leva filés de frango empanados e fritos, cobertos com molho de tomate caseiro e queijo muçarela. Fica uma delícia acompanhado de arroz e salada. Veja a receita completa aqui.
  • Macarrão com almôndegas ao molho de tomate caseiro: essa é uma receita que agrada a toda a família, que leva um macarrão cozido al dente e umas almôndegas suculentas, regadas com molho de tomate caseiro. Fica uma delícia polvilhado com queijo parmesão ralado. Veja a receita completa aqui.

Dúvidas comuns sobre o molho de tomate caseiro

  • Pode ser feito com tomate enlatado? Sim, é possível fazer o molho de tomate caseiro com tomate enlatado, como o tomate pelado ou o extrato de tomate. Nesse caso, basta refogar a cebola e o alho e adicionar o tomate enlatado, temperando a gosto. O tempo de cozimento pode ser menor, pois o tomate enlatado já está cozido.
  • Pode ser temperado de outras formas? Sim, é possível temperar o molho de tomate caseiro de outras formas, de acordo com o seu gosto e a sua receita. Você pode usar outros temperos, como orégano, tomilho, alecrim, louro, salsinha, cebolinha, pimenta calabresa, noz-moscada e outros. Você também pode adicionar outros ingredientes, como cenoura, salsão, vinho, açúcar, extrato de tomate e outros.
  • Pode ser usado em outras receitas? Sim, o molho de tomate caseiro pode ser usado em outras receitas, como sopas, carnes, peixes, legumes, tortas, sanduíches e outros. O molho de tomate caseiro é muito versátil e combina com diversos pratos.
Molho de tomate caseiro
Molho de tomate caseiro

Conclusão

O molho de tomate caseiro é uma receita prática e deliciosa, que leva tomates frescos ou enlatados, cebola, alho, azeite, sal, pimenta e manjericão. O molho de tomate caseiro é rico em licopeno, um antioxidante que ajuda a prevenir o câncer e proteger a pele. O molho de tomate caseiro é fácil de fazer em casa, com ingredientes simples e naturais, sem conservantes ou aditivos químicos. O molho de tomate caseiro tem origem na Itália, onde surgiu a primeira receita de molho de tomate, no livro L’Apicio Moderno, do chef Francesco Leonardi, em 1790.

Continua após a publicidade..

Agora que você já sabe tudo sobre o molho de tomate caseiro, que tal experimentar essa receita em casa? E se você gostou deste artigo, deixe um comentário e compartilhe com os seus amigos!

Deixe um comentário