Continua após a publicidade..

Picadinho de carne: uma receita prática e saborosa em 05 passos

Você está procurando uma receita de carne que seja fácil, rápida e deliciosa? Então você precisa conhecer o picadinho de carne, uma receita prática e saborosa, que consiste em pedaços de carne cozidos em um molho rico em temperos e aromas. O picadinho de carne é uma receita que pode ser feita com diversos tipos de carne, como coxão mole, patinho, alcatra ou maminha, e que combina com vários acompanhamentos, como arroz, feijão, farofa, salada ou purê de batatas. Neste artigo, você vai aprender o que é picadinho de carne, como fazer essa receita, a origem dessa delícia e mais três receitas com carne para você se inspirar. Confira!

Continua após a publicidade..

O que é picadinho de carne?

Picadinho de carne é um prato feito com carne bovina cortada em cubos pequenos, que são temperados com sal, pimenta, alho e outros condimentos a gosto. A carne é refogada em uma panela com óleo, cebola, tomate e caldo de carne, até ficar macia e suculenta. O picadinho de carne pode ser incrementado com outros ingredientes, como cenoura, batata, ervilha, milho, azeitona, bacon, linguiça, cogumelos, vinho, cerveja, entre outros. O picadinho de carne pode ser servido em um prato fundo, com o molho por cima, ou em uma travessa, decorado com salsinha ou cebolinha.

Como fazer picadinho de carne?

Para fazer picadinho de carne, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de carne bovina de sua preferência, cortada em cubos pequenos
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola picada
  • 2 tomates picados
  • 1 tablete de caldo de carne
  • 2 xícaras (chá) de água quente
  • Salsinha ou cebolinha picada a gosto

O modo de preparo é muito simples:

  • Tempere a carne com sal, pimenta e alho e deixe descansar por 15 minutos.
  • Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e frite a carne, mexendo de vez em quando, até dourar por todos os lados. Retire a carne da panela e reserve.
  • Na mesma panela, refogue a cebola até ficar transparente. Adicione o tomate e cozinhe até desmanchar. Junte o caldo de carne dissolvido na água quente e misture bem.
  • Volte a carne para a panela e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela tampada, por cerca de 30 minutos, ou até que a carne esteja macia e o molho encorpado. Se necessário, acrescente mais água durante o cozimento.
  • Desligue o fogo e salpique a salsinha ou a cebolinha por cima. Sirva em seguida, com o acompanhamento de sua preferência.

A origem do picadinho de carne

O picadinho de carne é uma receita que tem origem na culinária brasileira, mais especificamente na região do Rio de Janeiro, onde é chamado de “picadinho carioca”. Acredita-se que o picadinho de carne surgiu como uma adaptação do “ragu alla bolognese”, um molho de carne típico da Itália, que foi trazido pelos imigrantes italianos que se estabeleceram no Brasil. O picadinho de carne era uma forma de aproveitar as sobras de carne assada ou cozida, que eram cortadas em pedaços pequenos e refogadas com temperos e molho de tomate. O picadinho de carne se tornou um prato popular e apreciado, que podia ser encontrado em diversos restaurantes e bares da cidade.

Continua após a publicidade..

O picadinho de carne se espalhou pelo Brasil e ganhou diversas variações de ingredientes, nomes e formas de servir. Em algumas regiões, o picadinho de carne é chamado de “carne louca”, “carne de panela”, “carne ensopada” ou “carne guisada”. Em outras, o picadinho de carne é servido com ovo frito, banana à milanesa, farofa de ovo ou torresmo. O picadinho de carne é uma receita que faz parte da cultura e da história gastronômica do Brasil.

Mais três receitas com carne

Se você gostou do picadinho de carne, que tal experimentar outras receitas com essa proteína deliciosa? Aqui vão mais três sugestões para você se deliciar:

Continua após a publicidade..
  • Carne de panela com batata: uma receita clássica e confortante, que consiste em uma carne bovina cozida em uma panela de pressão com batatas, cebola, alho, tomate, caldo de carne e outros temperos a gosto. A carne de panela com batata é uma receita que fica macia, suculenta e saborosa, perfeita para os dias frios. Veja a receita aqui.
  • Carne moída com legumes: uma receita simples e saudável, que consiste em uma carne moída refogada com legumes variados, como cenoura, abobrinha, vagem, milho, ervilha, entre outros. A carne moída com legumes é uma receita que fica colorida, nutritiva e versátil, podendo ser servida com arroz, macarrão, purê ou salada. Veja a receita aqui.
  • Carne assada com molho de cerveja: uma receita sofisticada e deliciosa, que consiste em uma carne bovina assada no forno com cebola, alho, alecrim, sal, pimenta e cerveja preta. A carne assada com molho de cerveja é uma receita que fica dourada, macia e aromática, com um molho encorpado e saboroso. Veja a receita aqui.

Dúvidas comuns sobre picadinho de carne

  • Posso usar outro tipo de carne no lugar da carne bovina? R: Sim, você pode usar outro tipo de carne no lugar da carne bovina, como carne de porco, carne de frango, carne de peru ou carne de cordeiro. O tempo de cozimento pode variar de acordo com o tipo de carne e o tamanho dos pedaços, por isso, fique atento ao ponto da carne e ao sabor do molho.
  • Posso usar outro tipo de óleo no lugar do óleo de soja? R: Sim, você pode usar outro tipo de óleo no lugar do óleo de soja, como óleo de girassol, óleo de canola, óleo de milho ou azeite de oliva. O óleo serve para fritar a carne e refogar os temperos, e não interfere muito no sabor.
  • Posso fazer picadinho de carne com antecedência e congelar? R: Sim, você pode fazer picadinho de carne com antecedência e congelar em um recipiente bem fechado, por até 3 meses. Para descongelar, basta levar ao fogo baixo, em uma panela com um pouco de água, até aquecer bem. Você também pode guardar o picadinho de carne na geladeira, por até 5 dias, em um recipiente bem fechado.
Picadinho de carne

Conclusão

O picadinho de carne é uma receita prática e saborosa, que consiste em pedaços de carne cozidos em um molho rico em temperos e aromas. O picadinho de carne é uma receita que pode ser feita com diversos tipos de carne, como coxão mole, patinho, alcatra ou maminha, e que combina com vários acompanhamentos, como arroz, feijão, farofa, salada ou purê de batatas. O picadinho de carne é uma receita que tem origem na culinária brasileira, mas que se adaptou ao paladar de cada região. Além do picadinho de carne, você pode aproveitar a carne para fazer outras receitas, como carne de panela com batata, carne moída com legumes e carne assada com molho de cerveja.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre picadinho de carne, e que tenha aprendido como fazer essa receita.

Deixe um comentário