Continua após a publicidade..

Carne de panela: uma receita tradicional e deliciosa em 05 passos

Você está com vontade de comer uma carne macia, suculenta e saborosa, mas não quer gastar muito tempo e dinheiro? Então você precisa conhecer a carne de panela, uma receita tradicional e deliciosa, que pode ser feita com qualquer tipo de carne bovina, como lagarto, coxão mole, músculo ou acém. A carne de panela é um prato que leva poucos ingredientes, mas que fica muito rico em sabor e aroma, graças ao cozimento lento e ao molho que se forma na panela. Neste artigo, você vai aprender o que é carne de panela, como fazer essa receita, a origem dessa delícia e mais três receitas com carne para você se inspirar. Confira!

Continua após a publicidade..

O que é carne de panela?

Carne de panela é um prato feito com um pedaço de carne bovina, que é temperada com sal, pimenta, alho, cebola e outros temperos a gosto, e cozida em uma panela com água, vinho, caldo de carne ou molho de tomate, até ficar macia e desfiando. A carne de panela pode ser servida com o molho que se forma na panela, que é espesso e saboroso, e com diversos acompanhamentos, como arroz, batata, mandioca, legumes, salada ou pão. A carne de panela é uma receita simples, mas muito nutritiva e versátil, pois pode ser adaptada ao paladar de cada um.

Como fazer carne de panela?

Para fazer carne de panela, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 kg de carne bovina em peça (lagarto, coxão mole, músculo ou acém)
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 cebolas picadas
  • 4 colheres (sopa) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de água, vinho, caldo de carne ou molho de tomate
  • Folhas de louro, salsinha, tomilho, alecrim ou outros temperos a gosto

O modo de preparo é muito fácil:

  • Tempere a carne com sal, pimenta e metade do alho. Deixe tomar gosto por pelo menos 30 minutos.
  • Em uma panela de pressão, aqueça o óleo em fogo alto e doure a carne de todos os lados, virando com uma pinça ou uma espátula. Isso vai selar a carne e evitar que ela perca o suco durante o cozimento.
  • Junte a cebola, o alho restante e os temperos que preferir. Refogue por alguns minutos, até que a cebola fique macia e dourada.
  • Adicione o líquido de sua escolha, que pode ser água, vinho, caldo de carne ou molho de tomate. O líquido deve cobrir pelo menos metade da carne. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 40 minutos, após pegar pressão, ou até que a carne esteja macia e desfiando.
  • Retire a carne da panela e corte em fatias ou desfie com um garfo. Sirva com o molho que se formou na panela, que pode ser engrossado com um pouco de farinha de trigo ou amido de milho, se desejar.

A origem da carne de panela

A carne de panela é uma receita que tem origem na culinária europeia, especialmente na França e na Itália, onde era chamada de “pot-au-feu” ou “bollito misto”. Esses pratos eram feitos com vários tipos de carne, como bovina, suína, ovina e aves, que eram cozidas em uma panela com água, vinho, legumes e ervas, por várias horas, até ficarem macias e saborosas. Esses pratos eram muito populares entre os camponeses e os nobres, pois eram uma forma de aproveitar as partes menos nobres da carne e de obter um caldo nutritivo e reconfortante.

Continua após a publicidade..

A carne de panela chegou ao Brasil com os imigrantes europeus, que adaptaram a receita aos ingredientes locais. A carne de panela brasileira é feita com um único tipo de carne bovina, que é cozida em uma panela de pressão, que reduz o tempo de cozimento e mantém o sabor e a umidade da carne. A carne de panela brasileira pode ser feita com água, vinho, caldo de carne ou molho de tomate, e pode levar diversos temperos, como alho, cebola, louro, salsinha, tomilho, alecrim, entre outros. A carne de panela brasileira é uma receita típica da culinária caseira, que pode ser encontrada em diversas regiões do país, com variações de acordo com o gosto de cada um.

Mais três receitas com carne

Se você gostou da carne de panela, que tal experimentar outras receitas com essa proteína deliciosa? Aqui vão mais três sugestões para você se deliciar:

Continua após a publicidade..
  • Carne louca: uma receita prática e saborosa, que consiste em uma carne cozida e desfiada, temperada com cebola, pimentão, tomate, vinagre e outros ingredientes a gosto. A carne louca pode ser servida fria ou quente, como lanche, salada ou acompanhamento. Veja a receita aqui.
  • Carne assada: uma receita clássica e deliciosa, que consiste em uma carne temperada com sal, pimenta, alho, mostarda, vinho e outros temperos a gosto, e assada no forno até ficar dourada e suculenta. A carne assada pode ser servida com o molho que se forma na assadeira, e com diversos acompanhamentos, como batata, cenoura, abóbora, brócolis ou salada. Veja a receita aqui.
  • Carne moída: uma receita versátil e econômica, que consiste em uma carne picada bem fininha, refogada com cebola, alho, tomate e outros temperos a gosto. A carne moída pode ser usada para fazer diversos pratos, como lasanha, escondidinho, almôndega, quibe, hambúrguer, torta, recheio de legumes ou pastel. Veja a receita aqui.

Dúvidas comuns sobre carne de panela

  • Posso usar outro tipo de carne no lugar da carne bovina? R: Sim, você pode usar outro tipo de carne no lugar da carne bovina, como carne suína, carne ovina, carne de frango ou carne de peru. O modo de preparo é o mesmo, apenas ajuste o tempo de cozimento de acordo com o tipo e o tamanho da carne escolhida.
  • Posso usar outro tipo de panela no lugar da panela de pressão? R: Sim, você pode usar outro tipo de panela no lugar da panela de pressão, como uma panela comum, uma caçarola ou uma panela elétrica. Porém, o tempo de cozimento será maior, podendo levar de 2 a 3 horas, dependendo da carne. Você também deve verificar o nível de líquido na panela, e acrescentar mais se necessário, para evitar que a carne queime ou resseque.
  • Posso fazer carne de panela com antecedência e congelar? R: Sim, você pode fazer carne de panela com antecedência e congelar em um recipiente bem fechado, por até 3 meses. Para descongelar, basta levar ao fogo baixo, em uma panela com um pouco de água, até aquecer bem. Você também pode guardar a carne de panela na geladeira, por até 3 dias, em um recipiente bem fechado.
Carne de panela
Carne de panela

Conclusão

A carne de panela é uma receita tradicional e deliciosa, que pode ser feita com qualquer tipo de carne bovina, como lagarto, coxão mole, músculo ou acém. A carne de panela é um prato que leva poucos ingredientes, mas que fica muito rico em sabor e aroma, graças ao cozimento lento e ao molho que se forma na panela. A carne de panela é uma receita simples, mas muito nutritiva e versátil, pois pode ser adaptada ao paladar de cada um. Além da carne de panela, você pode aproveitar essa proteína para fazer outras receitas, como carne louca e carne assada. 

Deixe um comentário