Continua após a publicidade..

Polenta com molho bolonhesa: uma receita deliciosa e fácil de fazer em 03 passos

Você já experimentou polenta com molho bolonhesa? Essa é uma combinação perfeita de dois pratos típicos da culinária italiana, que agrada a todos os paladares. A polenta é um alimento feito à base de farinha de milho, que pode ser servida mole, dura ou frita. O molho bolonhesa é um molho de carne moída com tomate, que pode ser usado para acompanhar massas, lasanhas e, claro, polentas. Neste artigo, você vai aprender como fazer essa receita deliciosa e fácil de fazer, além de conhecer um pouco da sua história e de outras variações que você pode experimentar. Vamos lá?

Continua após a publicidade..

O que é polenta e qual a sua origem?

A polenta é um alimento que surgiu na região norte da Itália, por volta do século XVI, como uma comida dos camponeses pobres. Eles usavam a farinha de milho, que era mais barata e abundante do que a de trigo, para fazer um mingau grosso que saciava a fome. A polenta era cozida em uma panela de cobre sobre o fogo, e mexida com uma colher de pau chamada tarai. A polenta era servida em uma tábua de madeira, e cortada com um fio ou uma faca. A polenta era consumida pura ou com queijo, leite, manteiga, ovos ou verduras.

Com o passar do tempo, a polenta se espalhou por outras regiões da Itália, e ganhou novos ingredientes e formas de preparo. A polenta passou a ser frita, assada, recheada, gratinada e acompanhada de diversos molhos, como o bolonhesa, o ragu, o funghi, o queijo e o frango. A polenta também se tornou um prato típico de festas e celebrações, como o Natal e a Páscoa. A polenta também foi levada pelos imigrantes italianos para outros países, como o Brasil, onde se adaptou aos costumes e sabores locais.

Continua após a publicidade..

Como fazer polenta com molho bolonhesa?

Para fazer polenta com molho bolonhesa, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 4 xícaras de água
  • 2 xícaras de farinha de milho
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • Sal a gosto
  • 500 g de carne moída
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 xícaras de molho de tomate
  • Sal, pimenta e orégano a gosto
  • Queijo parmesão ralado para polvilhar

O modo de preparo é o seguinte:

  • Em uma panela, leve a água ao fogo e deixe ferver. Adicione sal e, aos poucos, vá acrescentando a farinha de milho, mexendo sempre para não empelotar. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até a polenta ficar cremosa e soltar do fundo da panela. Desligue o fogo e acrescente a manteiga, misturando bem. Reserve.
  • Em outra panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Junte a carne moída e frite, mexendo para soltar os grumos, até dourar. Tempere com sal, pimenta e orégano a gosto. Adicione o molho de tomate e cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando, até o molho encorpar. Desligue o fogo e reserve.
  • Em um refratário untado, espalhe uma camada de polenta. Por cima, distribua o molho bolonhesa. Cubra com outra camada de polenta. Polvilhe o queijo parmesão ralado por cima. Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até o queijo derreter e dourar. Retire do forno e sirva em seguida, acompanhado de uma salada verde.

A história da polenta com molho bolonhesa

A polenta com molho bolonhesa é uma receita que surgiu da mistura de duas tradições gastronômicas da Itália: a polenta, originária do norte, e o molho bolonhesa, originário do centro. O molho bolonhesa, também chamado de ragu alla bolognese, é um molho de carne moída com tomate, que foi criado na cidade de Bolonha, na região da Emília-Romanha, no século XVIII. O molho bolonhesa era usado para acompanhar as massas frescas, como o tagliatelle, o lasagne e o tortellini.

A polenta com molho bolonhesa é uma receita que se popularizou no Brasil, especialmente nas regiões sul e sudeste, onde houve uma grande imigração italiana no final do século XIX e início do século XX. Os imigrantes italianos trouxeram consigo a cultura da polenta, e adaptaram o molho bolonhesa aos ingredientes disponíveis no Brasil, como o tomate, que não era usado na Itália. A polenta com molho bolonhesa se tornou um prato simples, barato e saboroso, que agradava a todos os gostos e bolsos.

Continua após a publicidade..

Outras receitas com polenta que você pode gostar

Se você gostou da polenta com molho bolonhesa, que tal experimentar outras receitas com polenta que também são deliciosas e fáceis de fazer? Aqui estão algumas sugestões:

  • [Polenta frita com queijo]: uma receita de polenta dura, cortada em palitos e frita, que fica crocante por fora e macia por dentro. Você pode servir com queijo derretido por cima, ou com molhos variados, como maionese, mostarda, ketchup ou barbecue. [Veja aqui]
  • [Polenta cremosa com cogumelos]: uma receita de polenta cremosa, feita com caldo de legumes e creme de leite. Você pode servir com um molho de cogumelos frescos, refogados com alho, cebola, vinho branco e salsinha. [Veja aqui]

Dúvidas comuns sobre polenta com molho bolonhesa

Você ainda tem alguma dúvida sobre polenta com molho bolonhesa? Aqui estão algumas perguntas e respostas que podem te ajudar:

  • Qual é a melhor farinha de milho para fazer polenta? R: A melhor farinha de milho para fazer polenta é a que tem uma granulação média, que não é nem muito fina nem muito grossa. Essa farinha de milho é chamada de fubá, e pode ser encontrada em qualquer supermercado. Você também pode usar a farinha de milho pré-cozida, que é mais rápida de cozinhar, mas tem um sabor menos intenso.
  • Como evitar que a polenta empelote? R: Para evitar que a polenta empelote, você deve adicionar a farinha de milho aos poucos na água fervente, mexendo sempre com uma colher de pau ou um batedor de arame. Você também deve cozinhar a polenta em fogo baixo, e mexer de vez em quando, para evitar que grude no fundo da panela.
  • Como fazer a polenta ficar mais cremosa? R: Para fazer a polenta ficar mais cremosa, você pode adicionar um pouco de creme de leite, manteiga, queijo ou requeijão no final do cozimento, e misturar bem. Você também pode usar um liquidificador ou um mixer para bater a polenta e deixá-la mais lisa e homogênea.
  • Como reaproveitar a polenta que sobrou? R: Para reaproveitar a polenta que sobrou, você pode cortá-la em fatias ou pedaços e fritá-la, assá-la ou grelhá-la, até ficarem dourados e crocantes. Você pode servir a polenta como um petisco, ou como acompanhamento de outros pratos, como carnes, saladas ou sopas.
Polenta com molho bolonhesa
Polenta com molho bolonhesa

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer polenta com molho bolonhesa, uma receita deliciosa e fácil de fazer, que combina dois pratos típicos da culinária italiana. Você também conheceu um pouco da história e da origem da polenta e do molho bolonhesa, e algumas outras receitas com polenta que você pode gostar. A polenta com molho bolonhesa é uma receita que agrada a todos os gostos, e que pode ser servida em qualquer ocasião, desde um almoço em família até uma festa com os amigos. Experimente fazer essa receita em casa, e surpreenda-se com o sabor e a textura dessa combinação. E não se esqueça de deixar a sua opinião sobre o artigo nos comentários. Até a próxima!

Deixe um comentário