Você está procurando uma receita fácil, rápida e saborosa para o seu almoço ou jantar? Então você vai adorar esta receita de bife à milanesa com molho de tomate, uma combinação perfeita de carne crocante e molho suculento. Essa é uma receita clássica da culinária italiana, mas que faz sucesso em todo o mundo, pois agrada a todos os paladares.
Neste artigo, você vai aprender o que é bife à milanesa, como fazer bife à milanesa com molho de tomate, a origem dessa receita e mais três sugestões de receitas com carne bovina. Confira!
O que é bife à milanesa?
Bife à milanesa é um prato que consiste em um bife de carne bovina empanado em ovos e farinha de rosca e frito em óleo quente. O bife fica com uma casquinha crocante e dourada por fora e macio e suculento por dentro. O bife à milanesa pode ser servido simples ou com algum molho, como o de tomate, que é o mais tradicional.
A carne bovina é uma excelente fonte de proteína, ferro, zinco e vitaminas do complexo B, que são essenciais para a saúde dos músculos, do sangue, do sistema imunológico e do metabolismo. Além disso, a carne bovina é muito versátil e pode ser preparada de diversas formas, como assada, cozida, grelhada, refogada, etc.
Como fazer bife à milanesa com molho de tomate?
Para fazer bife à milanesa com molho de tomate, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Bife à milanesa:
- 4 bifes de carne bovina (alcatra, contrafilé, patinho ou coxão mole)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 ovos batidos
- 1 xícara (chá) de farinha de rosca
- Óleo para fritar
- Molho de tomate:
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 4 tomates maduros picados
- 1 lata de extrato de tomate
- 1 xícara (chá) de água
- Sal, pimenta-do-reino, orégano e manjericão a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Bife à milanesa:
- Tempere os bifes com sal e pimenta-do-reino a gosto e reserve.
- Coloque os ovos batidos em um prato fundo e a farinha de rosca em outro prato.
- Passe cada bife nos ovos e depois na farinha de rosca, pressionando bem para empanar.
- Aqueça o óleo em uma frigideira e frite os bifes em fogo médio, virando uma vez, até dourarem dos dois lados.
- Escorra em papel absorvente e reserve.
- Molho de tomate:
- Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem macios.
- Adicione os tomates, o extrato de tomate, a água e os temperos a gosto e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar e ficar bem encorpado.
- Desligue o fogo e reserve.
- Montagem:
- Em um refratário, coloque os bifes à milanesa e cubra com o molho de tomate.
- Leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 15 minutos, ou até o molho borbulhar.
- Sirva em seguida, acompanhado de arroz, salada, purê de batatas ou macarrão.
A origem do bife à milanesa com molho de tomate
O bife à milanesa com molho de tomate é uma receita que tem origem na Itália, mais especificamente na cidade de Milão, que é a capital da região da Lombardia. Lá, o prato é chamado de cotoletta alla milanese, que significa costeleta à moda de Milão. A costeleta é um corte de carne bovina com osso, que é empanada e frita em manteiga.
A receita do bife à milanesa é muito antiga e remonta ao século XII, quando foi servida em um banquete na catedral de Milão. Desde então, o prato se tornou um símbolo da culinária local e foi difundido por outras regiões da Itália e do mundo, ganhando variações de acordo com os ingredientes disponíveis.
Uma das variações mais famosas é o bife à milanesa com molho de tomate, que é típico da região da Campânia, no sul da Itália. Lá, o prato é chamado de cotoletta alla pizzaiola, que significa costeleta ao estilo do pizzaiolo. O molho de tomate é uma referência à pizza, que é uma das especialidades da região.
Mais 3 receitas com carne bovina
Se você gostou do bife à milanesa com molho de tomate, confira mais três receitas com carne bovina que vão te deixar com água na boca:
- Carne de panela com batata: uma receita simples e prática, que leva carne bovina cortada em cubos, batata, cebola, alho, extrato de tomate e temperos, cozidos na panela de pressão até ficarem macios e suculentos. Veja a receita completa aqui.
- Rosbife de lagarto bovino: uma receita sofisticada e saborosa, que leva carne bovina em peça, temperada com sal, pimenta, alho, mostarda, vinho e ervas, assada no forno até ficar dourada e rosada por dentro. Veja a receita completa aqui.
- Lasanha de carne moída: uma receita clássica e deliciosa, que leva camadas de massa de lasanha, molho branco, carne moída refogada, molho de tomate e queijo ralado, assadas no forno até ficarem gratinadas e borbulhantes. Veja a receita completa aqui.
Dúvidas comuns sobre bife à milanesa com molho de tomate
A seguir, respondemos algumas dúvidas comuns sobre bife à milanesa com molho de tomate:
- Posso usar outro tipo de carne para fazer o bife à milanesa?
- Sim, você pode usar outros tipos de carne para fazer o bife à milanesa, como carne de porco, frango, peixe ou até mesmo queijo. O importante é que a carne seja cortada em bifes finos e uniformes, para que fiquem bem empanados e fritos.
- Posso assar o bife à milanesa em vez de fritar?
- Sim, você pode assar o bife à milanesa em vez de fritar, para uma versão mais saudável. Coloque os bifes empanados em uma assadeira untada com óleo ou forrada com papel-manteiga e leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 20 minutos, virando na metade do tempo, até dourarem.
- Posso usar outro molho para acompanhar o bife à milanesa?
- Sim, você pode usar outros molhos para acompanhar o bife à milanesa, como molho de queijo, molho de cogumelos, molho de mostarda, molho barbecue, etc. O importante é que o molho combine com o sabor da carne e seja bem cremoso e encorpado.
Conclusão
O bife à milanesa com molho de tomate é uma receita que tem origem na Itália, mas que conquistou o paladar de muitas pessoas pelo mundo. É uma receita fácil, rápida e saborosa, que combina carne crocante e molho suculento.