Você está procurando uma receita de salgado que seja fácil de fazer, saborosa e que agrade a todos os paladares? Então você vai adorar a empadinha de palmito, uma das receitas mais tradicionais e populares da culinária brasileira. A empadinha de palmito é uma ótima opção para servir em festas, como entrada ou como lanche da tarde. Quer aprender como fazer essa delícia? Então confira o passo a passo a seguir e surpreenda sua família e amigos com essa empadinha incrível!
O que é empadinha de palmito?
Empadinha de palmito é um salgado que consiste em uma massa podre, que é uma massa quebradiça e amanteigada, recheada com um creme de palmito, que é um fruto extraído do interior de algumas palmeiras. A empadinha de palmito pode ser assada em forminhas individuais ou em uma forma grande, e pode ser decorada com tiras de massa ou com gema de ovo. A empadinha de palmito é um salgado simples, mas muito gostoso e nutritivo, que pode ser servido quente ou frio.
Como fazer empadinha de palmito?
Para fazer empadinha de palmito, você vai precisar de:
- Para a massa:
- 500 g de farinha de trigo
- 250 g de manteiga gelada
- 1 ovo
- 1 colher (chá) de sal
- Para o recheio:
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 vidro de palmito picado (300 g)
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de leite
- Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
- Salsinha picada a gosto
- Para a montagem:
- Forminhas de empada untadas com manteiga
- 1 gema batida com um pouco de água para pincelar
O modo de preparo é simples:
- Para a massa:
- Em uma tigela, misture a farinha de trigo com o sal. Adicione a manteiga gelada em pedaços e misture com as pontas dos dedos, até formar uma farofa. Junte o ovo e amasse até obter uma massa homogênea. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
- Para o recheio:
- Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho até ficarem macios. Junte o palmito e refogue por mais alguns minutos. Dissolva a farinha de trigo no leite e adicione à panela, mexendo bem, até engrossar. Tempere com sal, pimenta-do-reino, noz-moscada e salsinha a gosto. Deixe esfriar.
- Para a montagem:
- Preaqueça o forno a 180 ºC. Abra a massa com um rolo e forre o fundo e as laterais das forminhas de empada, deixando uma borda de massa para fechar. Recheie com o creme de palmito e cubra com a massa restante, pressionando as bordas para selar. Faça um furo no centro de cada empadinha e pincele com a gema batida. Leve ao forno por cerca de 25 minutos ou até dourarem. Desenforme e sirva em seguida ou frias.
A origem da empadinha de palmito
A origem da empadinha de palmito é incerta, mas provavelmente remonta ao Brasil colonial, onde o palmito era um alimento abundante e utilizado em diversas receitas. A empadinha é um salgado típico da culinária brasileira, que pode ser feito com diversos recheios, como carne, frango, queijo, camarão, etc. A empadinha de palmito é uma das variações mais comuns e apreciadas da empadinha, que pode ser encontrada em padarias, lanchonetes e festas.
Mais 3 receitas com palmito para você experimentar
Se você gostou da receita de empadinha de palmito, que tal experimentar outras receitas com palmito que são fáceis e deliciosas? Confira a seguir mais 3 sugestões que vão deixar seu cardápio ainda mais variado e saboroso:
- Torta de palmito: uma receita prática e saborosa que leva uma massa de liquidificador e um recheio de palmito, creme de leite, ovos, queijo e temperos. Você pode servir com salada verde ou molho de tomate. Veja a receita completa aqui.
- Creme de palmito: uma receita cremosa e deliciosa que leva palmito, leite, creme de leite, manteiga, cebola, alho e temperos. Você pode servir com torradas ou pão. Veja a receita completa aqui.
- Escondidinho de palmito: uma receita diferente e deliciosa que leva um purê de batata, um refogado de palmito, creme de leite, queijo e temperos. Você pode gratinar no forno e servir com salada verde ou arroz. Veja a receita completa aqui.
Dúvidas comuns sobre empadinha de palmito
- Como deixar a empadinha de palmito mais crocante? Para deixar a empadinha de palmito mais crocante, você pode usar manteiga gelada na massa, e não sovar demais. Você também pode usar forminhas de metal, que conduzem melhor o calor, e assar em forno bem quente.
- Como evitar que a empadinha de palmito fique seca? Para evitar que a empadinha de palmito fique seca, você pode usar leite condensado no recheio, para dar mais cremosidade. Você também pode pincelar as empadinhas com gema batida, para dar mais brilho e umidade. Você também pode guardar as empadinhas em um recipiente fechado, para evitar que ressequem.
- Como variar a empadinha de palmito? Você pode variar a empadinha de palmito usando diferentes tipos de palmito, como o pupunha, o açaí ou o real. Você também pode adicionar outros ingredientes no recheio, como queijo, tomate, milho, ervilha, etc. Você também pode usar outros tipos de massa, como a massa folhada, a massa de pastel ou a massa de pão de queijo.
Conclusão
Empadinha de palmito é uma receita fácil e deliciosa, que pode ser feita em qualquer ocasião. Basta fazer uma massa podre, recheá-la com um creme de palmito e assá-la em forminhas. O resultado é um salgado crocante, saboroso e que agrada a todos. Você pode servir a empadinha de palmito quente ou fria, como entrada ou como lanche.
E você, gostou da receita de empadinha de palmito? Já fez em casa? Tem alguma dica ou sugestão para compartilhar? Deixe seu comentário abaixo e nos conte o que achou!