Você está procurando uma receita de doce tradicional, fácil e que agrada a todos os paladares? Então você precisa conhecer a canjica, uma receita típica e deliciosa, que consiste em um mingau de milho branco cozido em leite e açúcar, aromatizado com canela, cravo e leite de coco. Pode ser servida quente ou fria, como sobremesa ou como um lanche da tarde. Neste artigo, você vai aprender o que é, como fazer essa receita, a origem dessa delícia e mais três receitas com milho para você se inspirar. Confira!
O que é canjica?
É um prato feito com grãos de milho branco, que são deixados de molho por algumas horas e depois cozidos em água até ficarem macios. Em seguida, os grãos são escorridos e levados ao fogo com leite, açúcar, canela, cravo e leite de coco, mexendo até formar um mingau cremoso e saboroso. Pode ser servida em tigelas individuais ou em uma travessa grande, polvilhada com canela em pó. A canjica é uma receita que leva poucos ingredientes e é muito fácil de fazer. É uma receita que pode ser adaptada ao gosto de cada um, acrescentando ou retirando ingredientes, como coco ralado, amendoim, paçoca, doce de leite, entre outros.
Como fazer canjica?
Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 500 g de milho branco para canjica
- 2 litros de água
- 1 litro de leite
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 canela em pau
- 4 cravos-da-índia
- 200 ml de leite de coco
- Canela em pó para polvilhar
O modo de preparo é muito simples:
- Lave o milho para canjica em água corrente e deixe de molho por pelo menos 4 horas, trocando a água na metade do tempo.
- Escorra o milho e coloque em uma panela de pressão com a água. Tampe a panela e cozinhe em fogo alto por cerca de 40 minutos, após pegar pressão, ou até que o milho esteja macio. Retire do fogo e deixe a pressão sair naturalmente.
- Escorra o milho novamente e reserve o caldo do cozimento. Coloque o milho de volta na panela e adicione o leite, o açúcar, a canela e o cravo. Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, por cerca de 20 minutos, ou até que o mingau engrosse. Se necessário, acrescente um pouco do caldo reservado para ajustar a consistência.
- Junte o leite de coco e misture bem. Desligue o fogo e transfira a canjica para uma travessa ou para tigelas individuais. Polvilhe com canela em pó e sirva quente ou fria.
A origem da canjica
A canjica é uma receita que tem origem na culinária africana, mais especificamente na região de Angola, onde é chamada de “kanjica” ou “kanjika”, que significa mingau de milho branco. Era um alimento básico dos povos bantos, que cultivavam o milho e o cozinhavam com água e sal, formando uma papa grossa e nutritiva.
A canjica chegou ao Brasil com os escravos africanos, que trouxeram o milho branco e a receita do mingau. Os escravos adaptaram a receita aos ingredientes locais, acrescentando leite, açúcar, canela, cravo e leite de coco, que eram produtos disponíveis nas fazendas coloniais. A canjica se tornou um prato típico da culinária brasileira, que pode ser encontrado em diversas regiões do país, com variações de nome, como “mungunzá”, “canjiquinha” ou “curau de milho verde”.
Mais três receitas com milho
Se você gostou da canjica, que tal experimentar outras receitas com esse cereal maravilhoso? Aqui vão mais três sugestões para você se deliciar:
- Pamonha: uma receita tradicional das festas juninas, que consiste em uma massa de milho verde ralado, cozida em banho-maria dentro da própria palha do milho. A pamonha pode ser doce ou salgada, e pode levar diversos recheios, como queijo, coco, linguiça, entre outros. Veja a receita aqui.
- Creme de milho: uma receita prática e saborosa, que consiste em um creme feito com milho verde batido no liquidificador, leite, manteiga, cebola, alho e outros temperos a gosto. O creme de milho pode ser servido como acompanhamento de carnes, aves, peixes ou saladas. Veja a receita aqui.
- Bolo de milho: uma receita simples e deliciosa, que consiste em um bolo feito com milho verde batido no liquidificador, leite, ovos, açúcar, óleo, farinha de trigo e fermento. O bolo de milho fica fofinho, úmido e aromático, perfeito para acompanhar um café ou um chá. Veja a receita aqui.
Dúvidas comuns sobre canjica
- Posso usar outro tipo de milho no lugar do milho branco? R: Não é recomendado usar outro tipo de milho no lugar do milho branco, pois o milho branco é o ingrediente principal da canjica, e tem uma textura e um sabor diferentes dos outros tipos de milho. O milho branco é um tipo de milho que tem os grãos mais claros, mais macios e mais doces que o milho amarelo, e que é usado para fazer canjica, pamonha, cuscuz, entre outros pratos.
- Posso usar leite condensado no lugar do açúcar? R: Sim, você pode usar leite condensado no lugar do açúcar, para deixar a canjica mais cremosa e doce. Nesse caso, reduza a quantidade de leite e de leite de coco, para não deixar a canjica muito líquida. Você pode usar uma lata de leite condensado para cada 500 g de milho branco.
- Posso fazer canjica com antecedência e congelar? R: Sim, você pode fazer canjica com antecedência e congelar em um recipiente bem fechado, por até 3 meses. Para descongelar, basta levar ao fogo baixo, em uma panela com um pouco de leite, até aquecer bem. Você também pode guardar a canjica na geladeira, por até 5 dias, em um recipiente bem fechado.
Conclusão
A canjica é uma receita típica e deliciosa, que consiste em um mingau de milho branco cozido em leite e açúcar, aromatizado com canela, cravo e leite de coco. A canjica pode ser servida quente ou fria, como sobremesa ou como um lanche da tarde. A canjica é uma receita que tem origem na culinária africana, mas que se adaptou ao paladar brasileiro. Além da canjica, você pode aproveitar o milho para fazer outras receitas, como pamonha, creme de milho e bolo de milho.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre canjica, e que tenha aprendido como fazer essa receita. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, deixe aqui embaixo. Nós adoramos saber a sua opinião!