Você é fã de brigadeiro? Então, você vai adorar o brigadeirão, uma versão gigante e cremosa desse doce típico brasileiro, que leva leite condensado, chocolate em pó, ovos e creme de leite. É um pudim de chocolate que é assado em banho-maria e depois levado à geladeira para ficar firme. Ele pode ser decorado com chocolate granulado, coco ralado, nozes, morangos ou o que você preferir. Neste artigo, você vai aprender o que é brigadeirão, como fazer a receita, a origem dessa sobremesa, mais três receitas usando leite condensado e as dúvidas mais comuns sobre o tema. Vamos lá?
O que é brigadeirão e por que é tão bom?
É um tipo de pudim de chocolate, feito com leite condensado, chocolate em pó, ovos e creme de leite. A massa é batida no liquidificador, colocada em uma forma untada com manteiga e assada em banho-maria no forno. Depois de assado, o brigadeirão é desenformado e levado à geladeira para ficar firme e gelado. O doce pode ser servido inteiro ou fatiado, decorado com chocolate granulado, coco ralado, nozes, morangos ou o que você gostar.
O brigadeirão é tão bom porque é uma sobremesa deliciosa, fácil de fazer e que agrada a todos os paladares. Ele tem uma textura cremosa e um sabor intenso de chocolate, que lembra o brigadeiro tradicional. Além disso, é uma sobremesa versátil, que pode ser adaptada de acordo com o seu gosto e a ocasião. Você pode variar o tipo de chocolate, o recheio, a cobertura e a decoração, criando diferentes combinações e sabores.
Como fazer brigadeirão: passo a passo
É muito simples e rápido. Você só precisa de alguns ingredientes básicos e um liquidificador. Veja o passo a passo a seguir:
Ingredientes
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 1 xícara (chá) de chocolate em pó
- 4 ovos
- Manteiga para untar
- Chocolate granulado para decorar
Modo de preparo
- No liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite, o chocolate em pó e os ovos, até ficar uma mistura homogênea e lisa.
- Unte uma forma de buraco no meio com manteiga e despeje a massa do brigadeirão.
- Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno preaquecido a 180°C, em banho-maria, por cerca de 40 minutos, ou até o brigadeirão ficar firme.
- Retire do forno, espere esfriar e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até gelar bem.
- Desenforme o brigadeirão em um prato, polvilhe o chocolate granulado por cima e sirva em seguida ou guarde na geladeira até a hora de servir.
A origem do brigadeirão
A história dessa sobremesa está relacionada com a do brigadeiro, um doce de leite condensado e chocolate que foi criado no Brasil, na década de 1940, em homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, um candidato à presidência da República. O brigadeiro era vendido nas ruas e nos comícios para arrecadar fundos para a campanha do político, que era muito popular entre as mulheres. O slogan era “Vote no brigadeiro, que é bonito e solteiro”.
O brigadeiro se tornou um sucesso e passou a ser feito em casa, nas festas infantis e nas padarias. Com o tempo, surgiram variações do doce, como o beijinho, o cajuzinho, o olho de sogra, etc. O brigadeirão é uma dessas variações, que consiste em um pudim de chocolate inspirado no brigadeiro. Não se sabe ao certo quando e onde o brigadeirão foi inventado, mas acredita-se que ele tenha surgido na década de 1960 ou 1970, como uma forma de aproveitar os ingredientes do brigadeiro e fazer uma sobremesa mais sofisticada e rendosa.
Mais 3 receitas usando leite condensado
Se você gostou da receita, que tal experimentar outras receitas usando leite condensado? Confira estas três sugestões:
- [Pudim de leite condensado]: uma receita clássica e irresistível, que leva leite condensado, leite, ovos e açúcar. É assado em banho-maria e coberto com uma calda de caramelo. É uma sobremesa cremosa e delicada, que derrete na boca. Receita completa aqui
- [Torta de limão com leite condensado]: uma receita refrescante e fácil de fazer, que leva leite condensado, creme de leite, suco de limão, raspas de limão e biscoito maisena. É montada em uma forma de fundo removível e levada à geladeira para ficar firme. É uma sobremesa leve e azedinha, que combina com os dias quentes. Receita completa aqui
- [Brigadeiro de colher]: uma receita simples e deliciosa, que leva leite condensado, chocolate em pó, manteiga e creme de leite. É cozida em uma panela, mexendo sempre, até ficar no ponto de brigadeiro mole. É servida em potinhos ou copinhos, decorada com chocolate granulado, coco ralado, nozes, morangos ou o que você quiser. Receita completa aqui
Dúvidas comuns sobre brigadeirão
Você ainda tem alguma dúvida sobre brigadeirão? Veja as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o tema:
- Posso usar outro tipo de chocolate no brigadeirão? Sim, você pode usar chocolate meio amargo, chocolate ao leite, chocolate branco ou chocolate em barra picado, no lugar do chocolate em pó. O importante é que o chocolate seja de boa qualidade e que você ajuste a quantidade de açúcar, se necessário, para não ficar muito doce ou muito amargo.
- Posso fazer o brigadeirão no micro-ondas? Sim, você pode fazer no micro-ondas, se quiser economizar tempo e energia. Basta colocar a massa do brigadeirão em uma forma própria para micro-ondas, untada com manteiga, e levar ao aparelho por cerca de 10 minutos, em potência alta, ou até o brigadeirão ficar firme. Depois, é só levar à geladeira para gelar e desenformar.
- Posso rechear o brigadeirão com algo? Sim, você pode rechear com o que você gostar, como doce de leite, brigadeiro, nutella, geleia, frutas, etc. Para isso, você pode fazer um furo no meio do brigadeirão, depois de assado, e colocar o recheio de sua preferência, ou fazer duas massas de brigadeirão, assar separadamente e depois juntar com o recheio no meio.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu o que é brigadeirão, como fazer a receita, a origem dessa sobremesa, mais três receitas usando leite condensado e as dúvidas mais comuns sobre o tema. Agora, você pode impressionar seus convidados com um brigadeirão delicioso e fácil de fazer. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha ficado com vontade de experimentar o brigadeirão. Se você tiver alguma sugestão, dica ou opinião sobre o brigadeirão, deixe um comentário abaixo. Até a próxima!